BTB Intercâmbios 

O Que Preciso Para Fazer Intercâmbio?

22.02.2019

Fazer um intercâmbio e muito mais do que uma simples viagem. É literalmente conhecer um mundo novo, aprender uma língua desconhecida e claro, ter uma melhor experiência de vida para melhorar currículo, tanto acadêmico quanto para trabalho. É tudo muito mágico e ver o mundo com seus próprios olhos e interpretação faz com que amplie sua mente. 

Apesar da magia é preciso se preparar bem para fazer um intercâmbio. Tomar a decisão de fazer uma viagem que irá durar por pelo menos 1 mês podendo se estender por 1 ano até, não é nada fácil. Por isso separamos algumas dicas que serão essenciais na hora de decidir seu intercâmbio, então, bora lá: 

Ter a Autorização da Família

Tomar a decisão de fazer intercâmbio é algo rápido e fácil, mas sua família precisa estar a par da situação e aprovar sua ideia. Apesar de mágico, uma viagem nessas proporções geram custos. 

Com isso a família precisa estar sabendo e apoiando a ideia para que, quem vá fazer o intercâmbio tenha uma estrutura financeira - até conseguir um emprego no país que está ou durante toda a viagem caso vá ficar por mais. Caso a viagem seja mais curta para aprimorar ou até mesmo aprender uma língua, a família ainda assim precisa estar ciente para colaborar financeiramente. 

Saber e Entender o Melhor Programa 

É preciso saber também qual programa se encaixa melhor com com seu perfil. Estilo de vida e pretensões profissionais são muito importantes na hora de fazer escolha. 

Para jovens entre 14 à 18 anos um excelente programa seria o de High School, ou seja, fazer o ensino médio fora do país. Para melhor se adaptar a recomendação é fazer pelo menos um semestre no Brasil, para que o aluno se adapte melhor ao sistema de ensino. 

As escolas são diferentes em cada país, cada uma com suas peculiaridades, sistemas e curiosidades. Por isso é preciso que o aluno vá de mente aberta, disposto a aprender tanto as matérias quanto a cultura.

Para jovens entre 18 à 26 anos, que já finalizaram o ensino médio existe a possibilidade de fazer os níveis mais avançados do estudo como graduação, pós, mestrado e doutorado. 

E para todas as idades e também o mais clássico dos intercâmbios é o de idiomas. Aprender uma nova língua - principalmente o inglês - é fundamental, além de trazer benefícios incríveis para sua vida. 

Mas, aprender um novo idioma em um país de língua nativa é perfeito. Por essa questão o intercâmbio de idiomas tem sido tão procurado, ele consegue unir um objetivo em sua vida que é, aprender uma nova língua, ao mesmo tempo que enriquece seu currículo, para conseguir um trabalho ou entrar nas faculdades, tudo isso junto a uma experiência inesquecível, que é a de conhecer um novo país. A partir de 2 semanas é possível fazer este tipo de intercâmbio

Documentação  

Documentação é fundamental para que seu intercâmbio seja um sucesso. Depois de conversado com a família, ter escolhido o melhor programa é hora de arrumar sua documentação. Separamos uma lista com algumas explicações para cada uma, vamos lá:

Passaporte: O primeiro documento que deve estar em dia é seu passaporte. O documento não é necessário caso você viaje para países do Mercosul, diferente disso é obrigatório no resto do mundo.

OBS: O passaporte deve ser válido 6 meses após sua volta, caso contrário, renove antes de viajar. Documentos necessários para emissão são: 

 

- Identidade (RG);

- CPF;

- Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição;

- Comprovante de quitação do serviço militar obrigatório (reservista);

- Pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);

- Passaporte anterior (caso houver).

 Para mais informações e encontrar os postos para emissão de passaporte entre no site da Polícia Federal.

Visto: É necessário checar quais são as regras para retirada de vistos. Cada país possui uma. Porém, a sorte de ser brasileiro não está apenas em ter um país enorme, cheio de belezas tropicais. Está também nas nossas relações internacionais, que são sensacionais e nos permite viajar para diversos países sem precisar de visto, quer saber quais são? Então clica aqui

 

Documentação na Imigração

Chegando no país você passará pela imigração - localizada nos aeroportos - , onde existe a possibilidade de pedirem alguns documentos, que são: 

Carta de aceitação da escola: Um documento timbrado enviado pela instituição que deverá conter detalhes a respeito do curso que você irá fazer.

Ele é enviado via email após a inscrição. Nele, devem constar dados de matrícula e informações referentes ao local que irá ficar, caso a escolha tenha sido por residência estudantil.

Seguro de Saúde: Viajar é bom, viajar com segurança e principalmente segurado é melhor ainda. Certifique-se que seu seguro de saúde seja internacional e que cubra o país para qual irá. Leve a carteirinha e a apólice do seguro para comprovação. 

Vacinas em Dia: Alguns países - principalmente os tropicais - pede para que se tenha algumas vacinas como, por exemplo, de febre amarela. Então leve sua carteirinha de vacinação, e não se esqueça tome a vacina dias antes de ir viajar (para o caso de febre amarela deve-se tomar pelo menos 10 dias antes). 

Também é necessário ter o certificado internacional da vacina, que pode ser adquirido nos postos da anvisa ou hospitais conveniados. Para saber mais sobre quais países é necessária a vacina e ter mais informações é só clicar aqui.

Extrato Bancário: Dentre as documentações é preciso ter seu extrato bancário, comprovando seu Travel Money. Os países pedem para entender que você tem como influenciar na economia deles e não apenas existir em seu território. É muito importante fazer seu “pé de meia” antes de se aventurar pelo mundo. 

Por isso leve seu extrato bancário e avise seu banco que irá viajar - cartões de créditos internacionais precisam estar cientes que a cobrança virá em moedas diferentes, geralmente dólar.  

Cópia das passagens Ida e Volta: Para comprovar que você está no país de forma temporária provavelmente pedirão que você mostre cópia, tanto da passagem de ida quanto a de volta. Por isso fique esperto quanto a isso e não esqueça de passar no Xerox antes de viajar.   

Hospedagem: Não é uma regra, mas, a imigração pode também pedir uma comprovação de onde estará hospedado em seu país. Então emita sempre uma carta de reserva ou tenha os comprovantes em mãos. 

Arrumar as Malas

Depois de documentações prontas, a data de viagem está chegando, então é hora de preparar as malas. Deixar tudo organizado para que não falte nada. 

Nós temos exatamente o que você precisa aqui, o guia completo de arrumas as malas.

 

Conclusão 

Depois de todos esses itens prontos, é hora de aguardar o tão sonhado intercâmbio. Se prepare bem, deixa tudo arrumado e preparado pelo menos uma semana antes, deixe os itens que mais usa para colocar por último em sua mala, claro, você não vai querer ficar sem escova de dente por uma semana. 

Mas documentação é preciso estar tudo pronto antes, se prepare para que sua viagem seja perfeita, sem dores de cabeça. Em caso de dúvidas consulte a agência que está cuidando da sua viagem, ela irá auxiliar no passo a passo para realizar seu sonho.   

 

  • Tags:

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#