Dá pra imaginar que o segundo melhor país do mundo (conforme pesquisa realizada pela U.S. News & World Report) foi um dos destinos vikings há mais de mil anos atrás? Pois é, antes mesmo de ter sido território francês e inglês, os vikings estiveram nas terras canadenses na Ilha de Terra Nova, mas ficaram por pouco tempo.
A colonização de fato foi dada séculos depois, em meados de 1600, sendo motivo de briga entre a coroa inglesa e a francesa. Após uma disputa que durou cerca de 80 anos, os franceses assinaram o Tratado de Paris e cederam o território à coroa britânica, em 1759.
Apesar da conquista ter sido inglesa, o Reino Unido aceitou a preservação da cultura francesa na Costa Leste. Atualmente em Quebéc, capital da província francesa, é possível ver o traço arquitetônico, cultural e gastronômico predominante francês. O francês é a língua mais falada nessa região.
O Canadá, de fato, só conquistou sua independência oficial em 1931 com o Estatuto de Westminster, que dava-lhe soberania e autonomia frente ao governo britânico. Após sua participação na 2ª Guerra Mundial, o Canadá tornou-se a 4ª maior potência industrial. Tudo isso, considerando que a Nação conta pouco mais de 150 anos de fundação (considerando a data oficial de 1º de julho de 1867).
Desde então, o país desponta entre os melhores do mundo, com o seu governo bem estruturado e políticas públicas extremamente eficientes. Por ter sido colonizado por povos diferentes, é reconhecido como um país que respeita as diferenças culturais e no quesito qualidade de vida é considerado o melhor do mundo.
Além de suas paisagens naturais serem dignas de cartões postais, como as grandes planícies e as cataratas do Niágara (sabe aquele episódio do Pica-pau!?rs), o Canadá também tem artistas mundialmente famosos, como por exemplo: o ator Jim Carey, a cantora Nelly Furtado e o cantor Drake. Entre os esportes mais populares destacam-se o Hóquei no gelo e o Baseball, mas várias outras modalidades são praticadas e desenvolvidas em todo território.
Ottawa
Inglês e Francês
Dólar Canadense - C$
-1 a -4 horas de diferença com o horário de Brasília, de acordo com a região do Canadá. Durante o horário de verão brasileiro e canadense, essa diferença aumenta em 2 horas. Quando o horário de verão vigente é somente o brasileiro, a diferença aumenta em 1 hora.
- Vancouver - Toronto - Calgary - Whistler - Victoria - Winnipeg