BTB Intercâmbios 

7 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá

09.07.2019

Canadá, país localizado na América do Norte. Seria simples demais falar isso. O Canadá é o segundo maior país do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Sua grandeza é também refletida na economia, fazendo parte do G8, grupo dos 8 países mais poderosos do mundo.

Mas isso seria um motivo para se fazer intercâmbio para o Canadá? Também! Fazer parte das maiores economias do mundo traz diversos pontos que fazem da terra do Maple ser uma das melhores para intercâmbio.

 

Chegou a hora de conhecer os 7 motivos para fazer um intercâmbio no Canadá:

 

 

1 - As melhores cidades do mundo

As cidades canadenses estão dentre as melhores do mundo. Quando se fala em qualidade de vida não tem discussão, são as cidades canadenses.

Segundo o estudo feito pela U.S News em parceria com Y & R’s BAV e Wharton em 2017 o Canadá foi considerado um dos melhores países para se viver, ficando na 2ª colocação, atrás apenas da Suíça.

Foram analisadas 80 nações com a opinião de 21 mil pessoas. Dentre os 65 itens analisados dentro de uma nação moderna o Canadá foi destaque nos principais.

- Abertura aos negócios (11,99%): custos de fabricação baratos e menos burocráticos, ambiente fiscal favorável e práticas governamentais transparentes. 

- Aventura (3,4%): o turismo de aventura é uma parte pequena, porém de muita importância. São 280 milhões de empregos gerados em todo o mundo. A categoria “Aventura” leva em consideração aventuras: amigáveis, divertidas, climas agradáveis e a panorâmica do lugar.

- Cidadania (16,95%): item que leva em consideração os direitos humanos, igualdade de gênero, liberdade religiosa, meio ambiente, respeito dos direitos de propriedade e um poder político confiável e bem distribuído.

- Empreendedorismo (17,42%): nesse ponto é levado em consideração se a nação é conectada com o mundo, população empreendedora, instruída, inovadora. É também visto se a força de trabalho é qualificada, facilidade de acesso ao capital, inteligência tecnológica e transparencia nos negocios.

- Herança (3,17%): nação culturalmente acessível, história rica, comida boa e diversidade nas atrações culturais.
 
- Influência Cultural (12,93%): nem só de dinheiro vive um país, no ponto de influência cultural os pontos relevantes para a pesquisa são, felicidade, entretenimento, possui uma cultura influente, moderna e com prestígio. 

- Qualidade de vida (16,89%): itens que são avaliados são, mercado de trabalho com qualidade, acessível e claro economicamente estável. Além de trabalho é também visto, economia familiar, igualdade de renda entre a população, política estável. E também é claro, entram os itens mais importantes como sistema de educação pública seguro e muito bem desenvolvido junto a um sistema de saúde pública bem estruturado.

- Mudanças (10,00%): não, não é um item perguntando se um país possui número de caminhões de mudanças o suficiente. Na verdade mudança analisa se os países são capazes de superar desafios, apesar das instabilidades. Mas é visto se a superação é feita de forma diferente, única, distinta e dinamicamente.

- Poder (7,42%): líder politicamente e economicamente influente, alianças internacionais fortes, economicamente e militarmente.

Para você ter acesso a todos os itens analisados pela pesquisa, basta clicar aqui.

*Atualmente (2019) o Canadá se encontra em 3º lugar como melhor país para se viver. Atrás de Suíça e Japão.

**Para saber da qualidade das cidades canadenses clique aqui. O site Teleport irá te mostrar toda a qualidade de vida das cidades por meio de gráficos.

2 - Paisagens incríveis


A natureza no Canadá coroa tudo o que o país tem de bom.

Assim como o Brasil, as paisagens canadenses são de tirar o fôlego. Mas não pense você que é a mesma coisa do nosso país. São experiências totalmente diferentes, as paisagens canadenses carregam um clima temperado, onde montanhas se misturam a lagos de água azul cristalina.

A CNN Travel (Espaço que o canal americano CNN separa em seu site para falar do melhor da vida, viagens) publicou uma lista de 20 lugares mais bonitos do Canadá, onde você não pode deixar de visitar.

Separamos os 3 primeiros para você saber o que exatamente te espera, afinal imagens valem mais que mil palavras. Para saber todos os destinos basta clicar aqui.




Capilano Suspension Bridge

 

A ponte localizada em North Vancouver é uma experiência radical e inesquecível. A ponte foi construída a 70m de altura com uma extensão de 137m, uma das maiores pontes suspensas do mundo! Capilano faz a ligação das margens do Capilano River.

Sua altura equivale a um prédio de 25 andares e a primeira construção foi feita em 1889. Radical! Mas super segura e com uma paisagem incrível ao seu redor. Para saber mais acesse o site oficial clicando aqui.

 

Prince Edward Island


Prince Edward é uma das 3 províncias marítimas do Canadá. Sua principal característica é a simplicidade e é isso que traz sua beleza.

O lugar é incrível, campos, faróis, mar, plantações e casas que fazem você conhecer o interior do Canadá como nunca. Prince Edward fica um pouco longe, é preciso ir para o interior para conhecê-lo, são 1300 Km de Toronto.

Aproveite para de ir de carro caso tenha boas dias de férias, mas tem como ir de avião também. Saiba mais clicando aqui.

Niagara Falls


As famosas Cataratas do Niágara. Um dos pontos mais visitados do Canadá/Estados Unidos.

As Cataratas ficam localizadas entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre Canadá e Estados Unidos. Uma média de 168m³ de água caindo, um espetáculo da natureza. Para saber mais detalhes e encontrar os ingressos para ver essa maravilha clique aqui.


3 - Seja Bilíngue no Canadá

Fazer um intercâmbio é conquistar conhecimento, viajar e conhecer novas culturas para absorver o máximo possível.

Fazer um intercâmbio no Canadá pode trazer o dobro de conhecimento para você, principalmente se você estiver em Quebec.

Além do Inglês a província de Quebec possui como língua o Francês! Que aliás é muito mais falada que o próprio Inglês. Entretanto é preciso saber que o Francês canadense talvez não te faça falar muito bem na própria França.

É como comparar o português brasileiro com o de Portugal, é uma língua diferente, que possui suas próprias regras e jeitos, é possível entender mas não completamente. Mesmo assim sair de um intercâmbio falando duas línguas é algo incrível, poucos países proporcionam essa experiência.

 

4 - Respeito à diversidade 

Não importa sua cor, sua orientação sexual, sua altura, peso ou a cor do seus cabelos. O Canadá onde se mais respeita as diversidades.

Todos são iguais perante as leis, como deve ser. Também não importa de qual região do globo você é.

O Canadá encoraja a imigração ao país, existem diversas explicações para tal ação, a primeira é por ser um dos países mais acolhedores e respeitosos do mundo, outra resposta é que, com o tamanho do país e sua, digamos, “pequena” população, quanto mais mão de obra melhor.

É claro que para ingressar no Canadá como um trabalho é preciso diversos requisitos.

 

5 - Segurança em primeiro lugar

Imagine andar com segurança a noite na rua, sem medo de algo acontecer com você. Impossível não é? Ainda mais em um país que registou em 2015 60 mil casos de homicídio, em apenas um ano.

Mas esse cenário incrível para qualquer brasileiro é bem comum para os canadenses. No mesmo ano o país teve cerca de 600 casos de homicídio, mil vezes menor que o Brasil.

O Canadá vem, cada vez mais, tentando diminuir suas taxas de crimes e melhorar a segurança, para saber melhor dos índices das cidades canadenses clique aqui. O site Teleport irá demonstrar através de gráficos sobre a qualidade de vida do país.

 

6 - Estudar e Trabalhar é só começar

Nada como fazer um intercâmbio, conhecer um país novo, ver paisagens maravilhosas, conhecer novas pessoas, aprender novas línguas, estudar para valer e ainda no meio de tudo isso … Descolar uma graninha para se divertir e ter uma melhor qualidade de vida.

É possível trabalhar no Canadá apenas com visto de estudante. Entretanto, como falamos anteriormente, é preciso seguir algumas, diversas, regras.



Regras para estudar e trabalhar no Canadá

 

- É preciso que o aluno esteja matriculado em um curso de pelo menos 6 meses de duração em uma escola designada pelo governo canadense;

- É preciso fazer um curso de caráter profissional, por exemplo, administração, design, marketing, T.I, turismo, etc. (cursos de idiomas não qualificam para trabalhar em terras canadenses);

- É preciso ter o Ensino Médio completo e o nível de inglês estar em Upper Intermediate. Caso o nível do seu inglês não seja o suficiente, poderá fazer aulas para melhorá-lo, entretanto não estará disponível para vagas de trabalho caso apareçam. 

O salário para os trabalhos conquistados ainda como estudantes não são tão altos, no geral atendem ao mínimo canadense, algo entre C$ 10,85 e C$ 13,00, o salário pode variar de acordo com a província na qual você está, por 20 horas de trabalho semanais.

 

7 - Estações canadenses

Nem só de inverno vive o povo canadense, quando se fala em Canadá a primeira coisa que nos vem à cabeça é frio, um inverno rigoroso e muita neve. Não é mentira, a terra do Maple possui realmente invernos poderosos onde apenas 15 casacos podem te salvar.

Mas como todos os países do globo terrestre, o Canadá possui 4 estações. E todas elas são muito bem definidas.

No Verão as temperaturas sobem, passando da casa dos 25 ºC, a Primavera é linda cheia de flores, o Outono com aqueles dias mais alaranjados e temperaturas amenas e enfim chegamos no mais conhecido Inverno onde a neve chega.

É tudo bem definido e cada estação pode ser aproveitada do jeito certo, o país oferece tudo de melhor o ano todo.


Conclusão

Pode falar, é incrível não é? O Canadá é tudo de bom, um dos melhores lugares do mundo para se estar.

Se você estava em dúvida agora é a hora de arrumar suas malas, colocar todos os tipos de roupas, para todas as estações e passar um dos períodos mais incríveis da sua vida no The Great White North

  • Tags:
  • canadá
  • toronto
  • quebec
  • maple
  • estados unidos
  • japao
  • suiça
  • brasil
  • frança
  • vancouver

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#