BTB Intercâmbios 

Oktoberfest: tudo o que você precisa saber

28.09.2018

Aaah, o casamento… No dicionário é dito como “ato solene de união entre duas pessoas”. Já para os sentimentos é a definição de amor para uma vida. Mas o que casamento tem haver com a Oktoberfest? A resposta é: TUDO! Continue lendo que você vai descobrir.

A Oktoberfest é maior festival de cerveja do mundo e acontece em Munique, a capital da Baviera no sul da Alemanha. O evento acontece do meio de Setembro até o primeiro fim de semana de Outubro.

Não, a “OKTOBER FEST” não acontece só no mês de Outubro como o nome faz perecer e a explicação está no clima alemão. Com inverno chegando no final do ano, Setembro é o mês com o clima mais agradável e também próximo de se manter a tradição do mês de Outubro já que o inverno está chegando.

Isso dito vamos matar sua curiosidade.

 

Vista da Oktoberfest em Munique

A história do festival

Em 1814, o príncipe da Baviera Ludwig I estava de casamento marcado com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Uma festa de 5 dias foi feita começando em 12 de Outubro e terminando no dia 17 com uma grande corrida de cavalos. A celebração fez tanto sucesso entre os moradores da cidade que no ano seguinte resolveram refazê-la.

Já entendeu, né? Um casamento fez a Oktoberfest acontecer. Um brinde aos casamentos!

E vamos combinar, ter uma festa é bom, mas ter uma festa que virá tradição, É BOM DEMAIS. O Príncipe não sabe o que criou, mas agradecemos eternamente ele e a princesa por isso.

O festival em Munique é o maior do mundo, atraindo durante todos os dias cerca de 6 milhões de pessoas. Com a imigração alemã no século XX, muito por conta das grandes guerras e a depressão em 1929, o festival se espalhou pelo mundo. Hoje temos Oktoberfest em países como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália e até no Vietnã. 

Ludwig I da Baviera

Dúvidas Curiosas

Uma festa que atrai tantos visitantes sem sombra de dúvidas atrai também muitas curiosidade. Afinal, amamos cerveja, mas nem todo mundo nasceu bávaro.

Vamos primeiro às dúvidas para quem pretende frequentar esta maravilhosa festa.

Quanto custa para entrar?

A resposta é maravilhosamente maravilhosa e é "di grátis". Exatamente, a entrada é franca e você só irá pagar o que consumir (cervejas, comidas, brindes, etc.).

Como funciona a festa?

A Oktoberfest é realizada em um espaço ao ar livre atualmente chamado de Theresienwiese, em homenagem à princesa Theresa. No local, ficam várias tendas, como se fossem restaurantes, com venda de cerveja, comidas, brindes, etc. 

As tendas são pagas?

Não, as tendas também possuem entrada franca e você só paga o que consumir. Porém, vai uma dica, elas costumam estar sempre muito cheias, então chegue bem cedo, porque não se pode beber em pé por lá, apenas nas mesas.

Quais as formas de pagamento da festa?

Dinheiro, cash, ‘tutu’ e as infinitas variações para Euro. Na Oktober só se aceita como forma de pagamento dinheiro vivo. Então, na hora de ir, esvazie a conta e pode deixar o cartão em casa.

Qual a maior tristeza que passarei na festa?

Claro que não podemos prever os acasos, mas sem sombra de dúvidas a maior tristeza do festival é não poder trazer as canecas de 1 Litro para casa. Então vamos lançar a campanha #querominhacaneca, vai que cola nos próximos anos.

Onde ficar? 

A Oktoberfest atrai muitos turistas e lota a cidade de Munique. Por mais que o transporte público da cidade seja excelente sabemos que ficar mais perto da festa, do centro e das estações de metrô/ônibus é muito melhor. 

Então separamos algumas dicas de onde ficar, lembrando sempre que é muito importante planejar com antecedência, afinal as melhores localizações são sempre as mais procuradas e em época de festa tudo fica mais caro.

No círculo azul fica Theresienwiese local onde acontece a Oktoberfest. No círculo laranja está Hauptbahnhof, estação central e trem. E no círculo verde, Altstadt, o centro histórico de Munique. Não são muito distantes e isso facilita muito na hora de andar pela cidade, afinal nem só de cerveja viveremos. Conhecer Munique também é o objetivo.

Hospedagens próximas a Theresienwiese

Se você quer realmente ficar próximo ao festival, a região de Theresienwiese possui bons hotéis, mas são hospedagens mais econômicas, que dão preferência para a localização ao invés do conforto.

Os hotéis Dolomit e Goethe são algumas boas opções. O Litty’s Hotel e o Smart Stay Hostel Munich City possuem quartos e até banheiros compartilhados, então se você quer fazer novas amizades e não liga para exclusividade é um ótimo local. O Best Western Atrium possui quartos exclusivos para o festival com um completo café da manhã.

Agora se você quer juntar conforto, localização e exclusividade é preciso tirar alguns Euros a mais para pagar as diárias. O Eurostars Book e Hotel Metropol são ótimas opções e ficam respectivamente a 2 e 3 quadras da festa. 

Hospedagem próximas ao Centro Histórico 

Altstad é o centro histórico de Munique e possui algumas ótimas opções de Hotéis. A 500 metros da praça principal da cidade ficam localizados Hotel Am Markt, Mercure Hotel München Altstadt e Hotel na der Oper. Todos com ótimas recomendações e, levando em consideração sua localização, excelente custo-benefício.

Hospedagens no Centro de Munique

Trouxemos também as opções de 5 estrelas localizadas no centro da cidade como: Vier Jahreszeiten Kempinski München, Bayerischer Hof e Mandarin Oriental Munich. O custo será maior, mas eles trazem tudo de bom que as 5 estrelas oferecem em serviços de hotelaria. 

Recomendações da BTB 

Nós da BTB Intercâmbios também recomendamos o uso de aplicativos, como por exemplo o AirBnb. O app traz uma grande variedade de localização e funciona com diárias como os hotéis, mas não só para quartos e sim residências inteiras. Se você procura algo exclusivo ou um espaço maior para dividir com a sua galera, esse com certeza é o seu caminho.

Curiosidades

A maior cervejada do mundo sem cerveja?

Na festa sempre teve cerveja, afinal o manjar dos deuses possui séculos de história. Mas só depois de 100 anos que ela se tornou a bebida oficial do evento. Hoje, são mais de 7 milhões de litros consumidos na festa. 

Os anos de escuridão

Existiram 24 oportunidades nas quais a Oktoberfest não foi realizada. Entre 1914 a 1918 devido à primeira guerra, 1923 e 1924, pelos motivos de doenças e alta inflação, e de 1939 a 1944 por conta da segunda guerra mundial. A partir de 1945 a festa vem sendo realizada todos os anos.

Nazistas na Oktoberfest

Sabemos que a Segunda Grande Guerra começou em 1939. Porém, o partido Nazista aumentava cada vez mais suas forças na Alemanha e se apropriou da Oktober para espalhar suas ideias. Tanto que em 1933 os Judeus foram proibidos de frequentar o evento.

A genialidade também pede cerveja

Essa é para você que está pensando que não vai crescer na vida. Todos nós começamos pequenos e a Oktoberfest nos deu uma prova disso quando em 1896 Albert Einstein foi eletricista na festa. Exatamente! Um dos maiores gênios da física moderna acendeu as lâmpadas para uma cervejada. Continue trabalhando, sabemos que você vai chegar lá.

Recorde no trabalho

A caneca de 1L da Oktober se chama masskrug. Em 2014, um garçom bateu o recorde de carregamento de masskrug com nada mais, nada menos do que 27! Ou seja, 27 litros de chope nas mãos. Então, na hora de reclamar sobre levar duas caixinhas de cerveja, reveja seus conceitos.

Das Finale

Agora que você sabe mais sobre a maior cervejada do mundo, é hora de fazer as malas, não é? Partiu Munique! E um adendo especial aos estudantes BTB Intercâmbios na Europa: vocês podem ter o prazer de conhecer essa festa maravilhosa. 

Mesmo você não estando na Alemanha, o continente possui empresas aéreas que oferecem voos a baixo custo, os famosos low cost. Empresas como Easy Jet e Ryanair são exemplos dessa moda que vem ajudando muitos estudantes a se locomover pela Europa. Dicas dadas, é hora de curtir o melhor de Munique, vamos juntos nessa?

Lembrando sempre: SE BEBER NÃO DIRIJA!

Tudo em ordem então, está na hora de “bebemorar”, Ein prosit! e sem contar muito Ein, zwei, g’sufa.

  • Tags:
  • alemanha
  • munique
  • munich

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#