BTB Intercâmbios 

Como tirar o passaporte? Passo a Passo

10.07.2019

Intercâmbio, segundo o dicionário a palavra significa “reciprocidade de relações (comerciais, culturais etc.) entre nações.” algo muito interessante, um sonho para muitas pessoas. Decidir fazer um intercâmbio é algo mágico e quando você encontra o lugar certo para te ajudar com isso é ainda mais.

Pacotes fechados, datas marcas, mas você ainda não tem passaporte! E agora? O documento mais importante para uma viagem internacional, aquele “bloquinho de papel” que você quer encher de carimbos não está em suas mãos.

Pode relaxar, estamos aqui para ajudar você a tirar seu passaporte, o passo a passo. Na hora da sua viagem, vai estar tudo pronto para você curtir muito, estudar e aprender bastante.

 

Documentação

 

O primeiro passo é reunir a documentação necessária para tirar o passaporte.

- Documento de identidade: o famoso “documento com foto” pode ser seu RG (Registro Geral), carteira funcional - reconhecida por lei federal -, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho;

- CPF (Cadastro de Pessoa Física): no geral o CPF já vem junto com RG e CNH, tendo um ou outro você terá o número do seu CPF; 

- Certificado de Casamento: apenas em caso de alteração de nome devido à matrimônio;

- Certificado de Naturalização: para estrangeiros naturalizados brasileiros.

*É necessário título de eleitor, comprovante de votação e documento de dispensa ou serviço militar (em caso dos homens). Em casos de documentos furtados/roubados é necessário levar o B.O comprovando o caso.

**Caso não seja o seu primeiro passaporte é necessário levar o antigo, comum ou de emergência, caso ainda estejam válidos. Em caso de não apresentação do documento, a taxa de emissão de passaporte será cobrada em dobro.

 

Preencha o Formulário


Para obter seu passaporte é preciso preencher o formulário de requerimento, localizado no site da polícia federal. Para ir direto ao formulário basta clicar aqui. Serão 4 telas, com preenchimento de dados simples como, por exemplo, nome, CPF, email, etc.

DICA: na hora de preencher o nome e sobrenome, preencha o primeiro campo (NOME) com seu nome completo e o segundo campo (SOBRENOME) apenas com os sobrenomes. O atendimento será mais rápido.

Caso não tenha preenchido assim não se preocupe, basta avisar no posto da PF (Polícia Federal) e eles irão alterar para o correto. 
 

Após tudo feito, o sistema irá gerar um protocolo de solicitação e o boleto do GRU (Guia de Recolhimento da União).

 

Continuando a jornada

Pagamento de boleto


Após o pagamento da taxa do GRU, que atualmente se encontra no valor de R$ 257,25 você poderá fazer o agendamento de atendimento em um posto da PF (Polícia Federal).

O pagamento sendo feito em dia de semana, no geral, a liberação ocorre no dia, útil, seguinte. Padrão de qualquer pagamento feito via boleto.



Agendamento de Atendimento 


Pagou? Então bora continuar, acesse aqui para fazer seu agendamento de atendimento na PF. Caso você esteja indo curtir seu intercâmbio com mais uma, ou várias, pessoas, poderá agendar tudo de uma vez.

Após o preenchimento de dados básicos  o sistema irá indicar cidades e postos da PF disponíveis para o atendimento, bem como os horários para o mesmo.



O Grande dia


Na data e horário marcado, compareça ao posto da PF que você selecionou com todos os documentos que citamos acima. Apesar de não obrigatório, leve o comprovante de pagamento do GRU.

Não é necessário levar fotografia, ela é tirada na hora da emissão do documento. Então, antes de ir de um tapa no visu, vai ser uma foto que ficará uns anos no seu documento.

Todos os protocolos feitos na PF agora é aguardar. Você pode consultar o andamento clicando aqui.

Hora da retirada do passaporte


Tudo feito, tudo pronto. Hora de retirar seu mais novo bebê, aquele que você irá encher de carimbos com muitos intercâmbios e viagens pelo mundo. Compareça ao mesmo posto da PF no qual seu atendimento foi feito com identidade em mãos (original) para retirada.

O passaporte é válido por 10 anos.

 

Perguntas Frequentes


A Polícia Federal mantém um FAQ onde responde às principais dúvidas sobre a emissão de passaportes.

Caso você tenha alguma dúvida basta clicar aqui.

Caso sua pergunta não esteja nas mais frequentes, basta entrar em contato com a PF via email: faleconosco@dpf.gov.br.

 

 

Conclusão


Fácil e rápido! Tirar o passaporte não é nem um bicho de sete cabeças. Basta um pouco de paciência e planejamento.

Seguindo os passos listados acima você irá conseguir seu documento rapidamente. A Polícia Federal também ajuda bastante, não tenha vergonha de perguntar. Mate todas as suas dúvidas e saia com seu mais novo porta carimbo.

Bora pro intercâmbio!

 

  • Tags:
  • mundo
  • intercambio
  • viagem
  • estados unidos
  • canadá
  • irlanda
  • nova zelândia
  • austrália

#EuSouBTB

#
#
#
#