BTB Intercâmbios 

St. Patrick’s Day

15.03.2019

17 de Março talvez seja o melhor dia para estar na Irlanda. O país é maravilhoso em todo o ano, tendo uma estrutura incrível para se viver, mas no dia 17 do terceiro mês do ano é quando ocorre uma das, se não a, maior festa do país.

O dia de São Patrício é comemorado a muito tempo pela igreja católica, “apenas” em 1903 se tornou um feriado nacional. A data remete à morte do santo, que faleceu no dia 17/03/0461

Não é só a Irlanda que comemora o dia do Santo, países que possui o inglês como primeira língua também comemoram a data, por exemplo Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, etc.

O primeiro festival foi organizado em 1997. 2 anos depois, em 1999, tornou-se uma festa de 3 dias, no ano seguinte, 2000, foram 4 dias e em 2006 o evento já tinha duração de 10 dias. A data ficou muito conhecida por ser boemia, as pessoas saem para beber e festejar.

Cervejas de coloração verdes - a coloração é natural, o líquido é misturado com hortelã ficando esverdeado - são vendidas e os Pubs ficam lotados.

Uma festa tão animada assim não pode vir do nada, é preciso ter uma base para tudo isso, certo?! Então antes de saber como e onde comemorar o St. Patrick's Day na Irlanda ou em qualquer país anglófono.

A Era de São Patrício

No Século V d.C. a igreja católica chega a ilha do Eire para expulsar as religiões pagãs e instaurar o cristianismo, trazendo cultura, literatura e a arte associada à religião.

São Patrício, na época Patrício, era um jovem inglês que foi sequestrado por piratas e vendido como escravo para a Irlanda. Passados 8 anos na ilha, conseguiu escapar, aos 24 anos de idade retornou à Grã - Bretanha. Por lá se converteu ao cristianismo, tornando-se um sacerdote. Patricio mantinha pensamento de - Fui sequestrado e escravizado pelos irlandeses, eles sãos as pessoas que mais precisam ouvir a palavra de Deus. Sendo assim, ele retorna à Irlanda e começa a pregar para seus habitantes.

Uma curiosidade muito legal de São Patrício é que, ele utilizava o trevo de três folhas para explicar e converter o os celtas à religião cristã. Cada folha do trevo significava uma parte da “santissimo trindade”, o pai, o filho e o espírito santo unidos e um só, pelo caule da planta. Atualmente o trevo é um símbolo para o país.

Outra curiosidade muito legal é que, Patrício era tão “brabo” que foi ele quem expulsou as cobras da ilha da Irlanda, por serem animais ligados ao mal e também venenosos. Mas, é como diz o velho ditado “quem conta um conto aumenta um ponto”, a ilha irlandesa não se tem registro de cobras em milhares de anos, devido ao seu clima e localização.

Hora de Bebemorar na Irlanda

Depois de conhecer um pouco da história da Irlanda e de São Patrício, é hora de saber como comemorar esse dia tão festivo.

Primeiro vamos focar dentro do país que originou essa festa, depois vamos dar uma volta pelo mundo.

O que realmente acontece no St. Patrick’s Day

Tradição é o que não falta no dia de Patrício. As pessoas saem às ruas vestidas todas com roupas verdes e brancas e sempre com seus shamrocks, os famosos trevos, podendo ser em forma de adereços e até mesmo pinturas.

A cor verde é tão importante que fica estampada nos prédios e comércios do país. Um movimento chamado Go Green, Fique Verde em português.

Como ainda sim é uma festa católica por se remeter a um santo, muitas pessoas visitam a St. Patrick’s Cathedral, localizada na capital Dublin.

Dica: A Catedral de São Patrício é linda, mesmo que você não siga a religião católica vale muito a pena visitar.

Como são as comemorações no St. Patrick’s Day

As comemorações se resumem em duas simples palavras, simples mas que trazem muita alegria: cerveja, que vamos falar já já e desfiles. As paradas são incríveis e acontecem no país todo e o melhor, QUALQUER UM PODE PARTICIPAR!

Mas, você precisa estar no país algumas semanas antes, para o governo poder organizar bem a quantidade de pessoas que estarão no evento.

Se você quer saber mais ou até mesmo participar, basta clicar aqui e ir direto para o site do evento.

Em Dublin as comemorações tomam conta da cidade, principalmente da O’connel Street que fica lotada, principalmente por estrangeiros.

Mas nem só de capitais vivem os cidadãos “cosmopolitos”, cidades como Galway, Limerick, Cork, etc estão recheadas de desfiles, feiras, performances e muito mais! Se você está fazendo intercâmbio no interior da Irlanda, fique de olho no site da prefeitura da cidade que você está para saber mais dos eventos.



Ambiente de música na Irlanda

Por ser um país mais ao Norte do globo vai ser bem difícil achar uma marchinha de carnaval no dia de São Patrício, mas como sabemos que nós estamos espalhados pelo mundo inteiro não é impossível.

As principais musicas que tocam nos dias em que se comemora nos Pubs são o Rock e/ou Pop Rock.

Nos desfiles você vai ouvir sons típicos do país, quem faz esse trabalho geralmente são as bandas universitárias.

Climão Irlandês

Para você comemorar bem o feriadão mais verde do mundo precisa estar preparado para o clima. Festas são sinônimos de boas energias e calor, St. Patrick’s Day não é diferente, mas ao contrário do nosso que as temperaturas podem chegar a mais 40 º C na Irlanda ainda está esquentando no mês de março. 

E quando falamos esquentar não é 19 º C é na casa dos 6 º C mesmo. Então na hora de comemorar se agasalhe bem e seguindo a tradição irlandesa, beba para esquentar.

ATENÇÃO: Lembrando sempre que bebidas são apenas para maiores de 21 anos no exterior, fique sempre dentro da lei, tanto dentro quanto fora do país.

 

Aproveite o Feriadão

Na Irlanda o St. Patrick’s Day (17 de Março) é feriado. E o melhor, se o feriado cai em um dia de fim de semana, ele é automaticamente transferido para Segunda - Feira! Olha que beleza.

Apesar das comemorações se começarem cerca de 10 dias antes o feriado só é no dia 17.

 

Saint Patrick’s Day pelo mundo

Como já falamos aqui, o dia do santo padroeiro do Eire não é só comemorado no país. Países que falam a língua inglesa costumam comemorar também, com menos alegria sim, mas vale uma citação.

- Em 1962, O Rio Chicago (EUA) começou a “pintar” suas águas de verde em homenagem ao santo;

 



- 2 anos depois, 1964, em Nova York (EUA), o topo do Empire State Building começou a fazer suas homenagens também;

 



- A cidade de Londres chegou apenas em 2010, mesmo estando tão perto da origem, a icônica roda gigante London Eye representa os ingleses nas homenagens;

 

- Nos anos de 2011 e 2012, o Burj Al Arab, prédio em Dubai (Emirados Árabes), também se iluminou de verde;

 

- Também em 2012, cerca de 32 cidades preparam homenagens ao Santo. Uma das principais e mais chamativas foram em Niagara Falls (Canadá), que pela primeira vez na história “pintou” suas águas em queda de verde;

 


-  A Torre mais famosa da Itália, Pisa, também homenageou os irlandeses no ano passado.

 

Conclusão

Estando na Irlanda ou não o importante é saber como o dia de São Patrício surgiu e claro, se divertir muito!

Sempre com muita consciência comemore esse feriado irlandês do melhor modo possível, participe dos desfiles e tome uma boa cerveja verde.

Lembrando sempre que no Brasil apenas maiores de 18 anos podem beber e fora do nosso país apenas com 21 anos, então respeite sempre. Dito isso se divirta!

  • Tags:
  • irlanda
  • eire
  • saint
  • patricks
  • day
  • europa

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#