BTB Intercâmbios 

Qual investimento para meu intercâmbio

03.04.2019

Fazer um intercâmbio não é algo simples, muito menos uma ação que se decida de uma hora para outra. Uma viagem como essa é um sonho para muitas pessoas, algo que precisa ser analisado.

Com tanta análise é muito comum surgirem algumas dúvidas como, por exemplo: 

- Para onde eu vou?


- Quanto eu preciso economizar para fazer meu intercâmbio?


- Qual é o melhor momento para ir?

 



Vamos responder todas essas questões, começando por:

Para onde ir no meu intercâmbio?

Já é difícil escolher algo para comer em aplicativos de comida, imagine escolher um lugar no qual vai morar por algumas semanas ou até mesmo 1 ano. Onde, o clima é diferente, a cultura, comida e inúmeros outros fatores que precisam ser cogitados.

Como escolher entre os verdes da Irlanda ou as grandes cidades dos Estados Unidos, o charme de Londres ou grandes safaris de Cape Town? Não é fácil, é tudo tão maravilhoso. Por isso você precisa levar um tempo para decidir isso, é preciso ver o que é melhor para você

Leve sempre em consideração:

- Preço;
- Tempo; 
- Oportunidades que a região reserva (empregos, estudos, faculdade, etc);
- Língua;
- E o mais importante de todos - SEU SONHO.

Não vai ser preço, tempo de viagem ou uma língua diferente, que irão parar você, não se tiver um sonho. Vão ser semanas/meses/ano da sua vida, é preciso que você esteja feliz.

Oportunidades de emprego e estudo sempre vão ter, por isso pesquise bem e apesar de clichê, sinta seu coração.

Quanto eu preciso economizar para fazer meu intercâmbio?

Essa pergunta possui, digamos, muitas variáveis. Um intercâmbio muda muito de preço, tudo vai de acordo com o país que é escolhido para a viagem.

Por exemplo, a África do Sul é o país muito mais barato que a Inglaterra. Apesar de ambos falaram o inglês, suas economias, culturas, relevância internacional, etc. São completamente diferentes. Mas isso não tira suas belezas, são dois países incríveis para se visitar.

O primeira passo que você precisa seguir para saber o quanto precisa para o seu intercâmbio é definir para onde vai, a partir disso hora de passar quais os preços das moedas atuais, vamos dar exemplos*:

*Lembrando que esta cotação é válida para a data do post, podendo alterar, para mais ou para menos, por isso consulte antes de viajar.

- África do Sul (Moeda: Rand) - 1 Real = 3,27 Rand;
- Irlanda (Moeda: Euro) - 1 Real = 0,23 centavos de Euro;
- Estados Unidos (Moeda: Dólar) - 1 Real = 0,26 centavos de Dólar.

Nesse exemplo o melhor lugar seria a África do Sul onde o nosso Real é mais valorizado.

Tempo de Estadia

Outro ponto a ser pensado é: tempo que você irá ficar. Esse item influencia diretamente no preço da sua viagem.

Existem diversos tipos de pacotes. Os mais “rápidos” são utilizados para melhorar a fluência em alguma língua , tem uma duração média de 4 semanas (1 mês).

Já os mais longos podem chegar até 1 ano fora do país (ou mais pois alguns países permitem prorrogar visto de estudante, consulte para saber mais) e é por esse motivo que você precisa colocar no seu planejamento. O intercâmbio é algo que envolve emoções e sonhos, é preciso estar muito seguro dessa decisão, além de estar muito bem preparado financeiramente.

Entretanto, apesar do tempo deixar sua viagem mais cara, o investimento aumenta. Não é algo material, mas sim um investimento em você! Estar em outro país descobrindo uma nova cultura, conhecendo novas pessoas e principalmente, aprimorando e/ou aprendendo uma nova língua é um investimento em você, tanto pessoal quanto profissional. 

Oportunidades da Região

Algo a mais que precisar ser colocado em seu planejamento: oportunidades. Quando falamos em intercâmbios de maior extensão temporal, como 6 ou até 12 meses ou até mais, precisamos levar em consideração as oportunidades que o local possui.

Além de aprimorar uma língua estrangeira você pode também descolar uma graninha com trabalho.

Cogite isso, colocar em seu currículo um emprego internacional, por mais simples que seja, agrega muito valor. Mostra sua capacidade de trabalho, mesmo sendo fora do país, além de descolar uma graninha né, que sempre cai muito bem.

 

Faculdade/College

Outra oportunidade que pode fazer você estender ou retornar para um país é a faculdade. Um intercâmbio pode ser também um momento de, digamos, descobrimento.

Você pode ir para uma cidade onde uma grande universidade com o curso que você deseja esteja te esperando de portas abertas. Em alguns casos, pode ser mais barato fazer faculdade no exterior do que no Brasil!

Entretanto, para entrar em universidades estrangeiras é preciso comprovar sua fluência dentro da língua oficial do país/estado no qual a mesma fica. 

Algumas cidades são mais turísticas, outras feitas para morar e outras universitárias. Por isso, planeje isso também. Talvez não seja no momento, mas pode ser algo para o seu futuro e esse é um dos melhores investimentos que tem. 

Língua

Essa não pode faltar em seus planos: uma nova língua. Este é um investimento essencial, se você gosta de viajar e quer ter um ótimo emprego - isso é sonho de todos - precisa ter uma outra língua em seu arsenal de habilidades.

Apesar do inglês ser a língua internacional - e recomendamos que você possua ao menos o básico - não necessariamente você precise fazer um intercâmbio voltado para ela.

O espanhol é a terceira língua mais falada do planeta, atrás apenas do mandarim (Chinês) e inglês. O francês é a língua do amor. Então essa questão é muito pessoal, qual idioma te agrada mais.   

 

Conclusão

São muitos pontos a ser considerados, planejamento é essencial, principalmente o financeiro. Mas uma coisa não se pode negar, fazer um intercâmbio é um investimento! Um dos melhores aliás.

Uma citação que gostamos muito é “Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico” . Faça um investimento em você, te deixe mais rico.

Na hora de planejar, não precisa fazer sozinho. Procure sempre uma agência, mas sempre confie na melhor

 

 

  • Tags:
  • irlanda
  • áfrica do sul
  • estados unidos
  • cidade do cabo
  • inglaterra

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#