BTB Intercâmbios 

Dia Internacional da Mulher

08.03.2019

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de Março. A data representa a força da mulher na sociedade e lembra de sua luta por seus direitos.

Muitas homenagens são feitas para as mulheres, das mais variadas formas, mais “simples”, porém muito importantes, como chocolates, flores, mensagens de carinho, etc, quanto conferências e eventos dedicados a temas super importantes como igualdade social, violência contra a mulher, história, etc.

Todas as pessoas precisam saber a importância do Dia Internacional da Mulher, é uma data que veio depois de muita luta, muito suor e sangue foram derramados para acontecer, e ainda não encontramos a perfeição. Precisamos ter igualdade na nossa sociedade.  

A origem

Existem diferentes origens para a data. No Brasil as história remetem ao incêndio que aconteceu no dia 25 de Março de 1911 na Companhia de Blusas Triângulo. Foram 146 mortos, sendo 125 mulheres e 21 homens (ambos de maioria judeu). 

Outra origem muito forte é a que remete a origem desse dia a luta das mulheres trabalhadoras, por melhorias no ambiente de trabalho.

A Linha do Tempo

1909 - Nova York - Colocando dentro de uma linha temporal, o primeiro Dia da Mulher seria em 26 de Fevereiro de 1909 na cidade de Nova Iorque, EUA. Nesta data, cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas da cidade, exigindo melhorias nas condições de trabalho.

No começo do século XX as jornadas de trabalho femininos chegavam até 16 horas! Sendo 6 dias da semana - e às vezes aos domingos também - sendo 112 horas trabalhadas por semana.   
.
.
.
1910 - Alemanha - Cruzando o Atlântico, chegamos no continente Europeu. Os movimentos nas fábricas estavam em crescimento no ano de 1910. Em Agosto do mesmo ano a alemã Clara Zetkin pautou na, Segunda Conferência Nacional das Mulheres Socialistas, que uma série de manifestações fossem feitas, sob o mesmo motivo das mulheres em Nova Iorque. A situação feminina nos ambientes das fábricas era ainda pior que as dos homens.
.
.
.
1911 - Alemanha - Ainda na Alemanha do século XX, depois de 1 ano de manifestações lideradas por Zetkin pedindo a igualdade dos direitos trabalhistas, criou-se o primeiro Dia da Mulher em 19 de Março de 1911.
.
.
.
1917 - Império Russo - O ano de 1917 foi marcante para a história da humanidade e ainda mais para o Império Russo, mas essa história fica para outro post. Vamos focar no dia 8 de Março de 1917, quando um grupo de operárias saíram para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Foi esse movimento que deu início a revolução russa de 1917 e o nascimento da União Soviética.

Oficialização

O Dia Internacional da Mulher como conhecemos, foi oficializado apenas em 1975, pela ONU (Organizações das Nações Unidas). O ano foi intitulado pela instituição como “Ano Internacional da Mulher” para lembrar das conquistas sociais e políticas.

Somando tudo o que já aconteceu e tudo pelo o que as mulheres lutaram, já se passaram mais de 100 anos e ainda sim, os problemas permanecem. A igualdade de gênero ainda não foi atingida como se deve.  

Dia 08 de Março pelo Mundo

O dia 8 de Março é comemorada por cerca de 67 países, sendo em alguns deles até mesmo feriado. Por isso vamos falar um pouco como são as comemorações do Dia Internacional da Mulher pelo mundo:

Rússia


O dia 08 de Março na Rússia, país que foi uma das bases para a criação da data, é feriado! As vendas na floriculturas se multiplicam. Já que é um costume bem comum entregar flores para as mulheres nesta data.

As mulheres têm um papel fundamental nas Revoluções Russas, por isso é uma data tão importante para o país.


China


Na China as mulheres têm direito a folga por meio período do dia, segundo recomendações do Governo.

Infelizmente nem todas as empresas seguem essa recomendação.



Estados Unidos

 

Nos Estados Unidos, não é apenas comemorado o Dia, mas sim o Mês das Mulheres.

No mês de Março acontece muitas marchas feitas pelas mulheres para ainda sim reivindicar direitos femininos no país.

Brasil


No nosso país as comemorações são bem variadas. Vão desde a tradição de dar flores, presentes e chocolates, até manifestações, palestras sobre os direitos das mulheres.

Algo muito importante a ser discutido. É preciso uma evolução maior da nossa sociedade. O Brasil possui uma história rica e diversificada e uma boa parte foi escrita por mulheres, fortes e empoderadas, merecidamente.

 

Conclusão 

Nos últimos anos as mulheres tiveram muitas conquistas, por exemplo:

2001 - Alemanha: A pilota Jutta Kleinschmidt foi a primeira mulher a conquistar o Rali Paris-Dakar - categoria carros - considerado o mais difícil do mundo.
.
.
.
2005 - Alemanha: Angela Merkel foi eleita como chanceler no país, a primeira mulher a conquistar esse feito.
.
.
.
1985/2006 - Brasil: Em 1985 foi criado a primeira delegacia da mulher no país. Para complementar, em 2006 foi aprovado a Lei Maria da Penha, aumentando o rigor nas punições para violência doméstica e/ou familiar.

 



Essas são algumas conquistas femininas no nosso jovem século XXI, são poucas comparadas a tantas já adquiridas, porém ainda falta muito.

Apesar de serem a maioria na população mundial, as mulheres ainda sofrem os mais diversos tipo de assédio, preconceito e ainda não chegamos na igualdade de gênero.

Vivemos em uma sociedade onde o homem ganha mais, tem mais segurança nas ruas e em alguns casos tem proteção da sociedade. Não podemos mais tolerar esse tipo de conduta, além de merecerem o Dia internacional da Mulher o público feminino merece respeito e igualdade.


 

  • Tags:
  • novaiorque
  • usa
  • europa
  • alemanha
  • mulher
  • russia

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#