Dicas para conseguir um emprego durante o seu intercâmbio
A possibilidade de trabalhar legalmente durante o intercâmbio de idiomas, e poder assim cobrir as despesas da sua temporada em outro país, é algo que anima grande parte dos futuros intercambistas.
Países como Irlanda, Austrália, Malta, Espanha e Nova Zelândia são os principais destinos para quem procura esse tipo de intercâmbio.
Mas o que o intercambista precisa para encontrar uma vaga de trabalho durante o seu intercâmbio? Separamos algumas dicas que vão ajudar você a conseguir um bom emprego durante o seu intercâmbio.
Principais oportunidades de trabalho da cidade
Procure saber quais são as áreas que oferecem mais oportunidades para estudante na cidade do seu intercâmbio, no geral os lugares que mais empregam intercambistas são: hotéis, restaurantes, bares, cafeterias, lojas e limpeza em geral.
Funções como atendimento ao cliente, ajudante de cozinha, entregador, barista, recepcionista, camareira, vendedor e garçom estão entre as que mais contratam estudantes.
Agora que você já sabe quais são as principais oportunidades de trabalho é hora de se preparar para elas!
Se seu intercâmbio é em um destino turístico onde sempre surgem vagas de garçom e bartender, por exemplo, dedique um tempo para aprender habilidades importantes nessa área, como fazer drinks e serviço à mesa.
Crie o seu networking
Conhecer pessoas que já estão a mais tempo na cidade, e que já conhecem as principais oportunidades, pode facilitar e muito a procura do primeiro emprego.
Grupos e comunidade no Whatsapp e Facebook são ótimos lugares para conhecer essas pessoas, receber informações sobre vagas e tirar as suas dúvidas.
Tenha um bom currículo
Assim como no Brasil, um bom currículo é o seu cartão de visitas para concorrer a oportunidades de emprego. Ele deve ser feito no idioma do país. Cuidado com os erros gramaticais ou de ortografia, e as informações devem ser claras e objetivas.
Atenção: Muitas vezes os seus conhecimentos da sua área de formação aqui no Brasil não são relevantes por lá. Procure mostrar a sua disposição em aprender novas funções e suas habilidades na área de interesse da vaga como um curso de barista, por exemplo, e tenha currículos diferentes para cada tipo de vaga.
Não espere sentado
A internet é, sem dúvidas, uma grande aliada na procura por uma vaga de emprego. Muitas vagas são anunciadas nos principais classificados online de cada país. Mas, não deixe de lado o bom e velho porta a porta. Andando pela cidade você tem a chance de encontrar na porta de lojas e restaurantes diversos anúncios de vagas que muitas vezes não são anunciadas nos sites. Aí é a hora de colocar aquele sorriso no rosto, entregar o seu currículo e se apresentar!
Mantenha o foco nos estudos
Ter a chance de trabalhar legalmente em outro país é realmente incrível, mas não esqueça que o principal objetivo do intercâmbio é o aprendizado do idioma. Além disso, quanto melhor o seu domínio da língua, maiores e melhores serão as chances de conseguir bons empregos.