BTB Intercâmbios 

Como é dividir a casa no exterior?

24.06.2019

Ter uma casa inteira só para você no exterior é um sonho, e bem caro. Por esse motivo a maioria dos intercambistas optam por dividir uma residência, seja com amigos, em casas de famílias ou dormitórios compartilhados.

Começar a vida de intercâmbios em outro país com preços altos de aluguel, especialmente em grandes centros são de cortar o coração. Para quem já gastou com cursos, passagens, vistos e está em um país cuja moeda é mais forte que o Real brasileiro fica ainda mais difícil.

A melhor opção é dividir um espaço, existem diversas opções para quem quer viver essa experiência.

Opções de moradias no exterior

Casas de família são um das primeiras opções quando o assunto é dividir a casa, entretanto é preciso estar disposto a se adaptar com a filosofia e o jeito de viver da família na qual você irá conviver.

A segunda opção é alugar, casas/apartamentos mais para os centros são caro, entretanto se você conseguir dividir de uma maneira confortável com seus amigos, acaba economizando no transporte público.

O grande problema de alugar são as comprovações que precisam ser feitas. É preciso comprovar renda, entrevistas serão feitas além do pagamento adiantado do aluguel.

As universidades também disponibilizam dormitórios, mas é preciso estar devidamente matriculado. Algumas possuem custos, já outras trabalha com custo integrado por vagas em repúblicas.


Mas ao final a pergunta que fica é, é difícil dividir uma casa no exterior? A resposta vem em duas vertentes, vantagens e desafios:

Vantagens

A primeira vantagem é a que: você e seus amigos irão assumir o controle das despesas. Com isso, gastos desnecessários podem, e devem, ser cortados.

Se você optar pelo aluguel, o poder de escolha é também uma ótima vantagem. Escolher com quem você irá morar é maravilhoso, assim você pode trazer quem você possui mais afinidade, deixando a convivência muito mais harmoniosa. 

A experiência de dividir uma casa é algo que você irá levar para o resto da vida, é um ensinamento que trará maior responsabilidade, permitirá que você possua controle sobre sua vida e poderá ser aplicado em diversos meios: profissional, pessoal, parental, etc.

Desafios

Já é um desafio estar fora do país, por mais que viagens e/ou intercâmbios são experiências que todos deveriam ter, porém é algo complicado, estar fora da sua zona de conforto onde se conhece tudo.

Agora imagine esse desafio com um aumento de responsabilidade. Você precisará organizar suas finanças para pagar todas as despesas de forma impecável, ficar com o nome sujo na praça fora do país é complicado.

Mas como colocamos não são pontos ruins, são desafios, que vão te fazer melhor em todos os aspectos.

Dicas

Agora que você sabe um pouco de como é dividir uma casa no exterior é hora das dicas:

Caso você não tenha amigos que queiram partir em uma aventura fora do país, comece a ir atrás ou até mesmo criar grupo. Procure por pessoas que queiram trilhar o mesmo caminho que você, afinal vão dividir um tempo de suas vidas.

Além das características, é importante conhecer o estilo de vida da(s) pessoa(s). Por exemplo, se você costuma dormir cedo é preciso quem acompanhe nesse horário ou respeite-o fazendo o mínimo de barulho possível. 

Higienização e organização são pontos de extrema importância a ser considerados em seus roommates/flatmates. Não dá para ficar deixando montanhas de louça e apenas uma pessoa lavar, é preciso ser crítico na hora da escolha.

Para que a convivência seja cada vez mais harmoniosa, crie regras - além das que o proprietário da casa colocou - assim sua experiência dividindo uma casa/apartamento no exterior vai ser a melhor possível.

 

Conclusão

Conviver em harmonia com mais de uma pessoa é um desafio. Estar em família já requer algumas regras de convivência, para que todos fiquem felizes e brigas sejam evitadas, imagine com amigos?! E fora do país.

Apesar de não ser apenas alegrias, dividir uma casa no exterior é uma das experiências mais enriquecedoras para um intercambista. É algo que irá fazer você crescer como pessoa e como cidadão do mundo.

Para finalizar com chave de ouro, alguns sites para ajudar você a encontrar moradia ao redor do mundo:

- Craigslist Canada - Uma ótima opção para encontrar moradia no Canadá;
- Daft Ireland - Ótima pedida para quem quer um aconchego na Irlanda;
- Gumtree - Site incrível, utilizado não só para moradia mas para diversos serviços no Reino Unido.

  • Tags:
  • irlanda
  • inglaterra
  • estados unidos
  • intercambio
  • europa
  • nova zelândia
  • austrália

College em Montreal

64 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Toronto

31 semanas de college na área de serviços e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de negócios e estágio no Canadá

Leia Mais

College em Vancouver

40 semanas de college na área de gestão de dados e estágio no Canadá

Leia Mais

Curso de Inglês em Londres

03 semanas de inglês na terra do Rei

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Auckland

16 semanas de trabalho e estudo na ilha kiwi

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Brisbane

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Cork

25 semanas de estudo e trabalho no interior da Irlanda

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Dublin

25 semanas de estudo e trabalho na Irlanda com direito a férias

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Gold Coast

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Perth

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Estudo e Trabalho em Sydney

16 semanas de trabalho e estudo na Austrália

Leia Mais

Inglês em Malta

04 semanas de curso de inglês no Mediterrâneo

Leia Mais

Inglês em Toronto

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

Inglês em Vancouver

04 semanas de inglês no Canadá

Leia Mais

#EuSouBTB

#
#
#
#