BTB Intercâmbios 

Luzes De Natal

22.12.2018

A beleza das cidades são incontestáveis, apesar de muitas serem selvas de pedra, a grandeza é o que as torna espetaculares. Sempre com grandes edifícios, estradas, monumentos etc, foram elas que mudaram a vida do Ser Humano. Com a migração do campo para as metrópoles uma coisa não mudou, a tradição do Natal.

Celebrada a muitos séculos e misturando a fé cristã com uma festa pagã, o Natal foi adotado pelas pessoas como sinônimo de luz. E algumas levaram isso muito a sério! Separamos uma lista das cidades mais iluminadas que mudam completamente quando chega o fim de ano.

 

Vamos viajar o mundo e se iluminar com um pouco com a beleza do Natal:

 

As 9 Cidades Mais Iluminadas Para o Natal

Nova Iorque


Abrindo a lista com chave de ouro, Nova Iorque, a cidade mais representada em filmes de Hollywood se transforma no Natal. Os prédios e casas decorados para o fim de ano são cobertos com uma camada de neve, afinal, é inverno no hemisfério norte, dando assim um toque digamos, especial. Lugares públicos também não passam despercebidos, e são eles que fazem a magia da cidade acontecer.

Um dos locais mais conhecidos é o Rockefeller Center, próximo a grandes pontos turístico como, Times Square e Broadway, o edifício tem sua base decorada com uma enorme árvore, que por sinal é a mais famosa da cidade. Não bastando a decoração, uma pista de gelo é montada no local, sendo uma das atrações mais iluminadas e visitadas da cidade, não há turista ou nova iorquino que resista.  

Além da decoração, centenas de shows, concertos e apresentações temáticas natalinas ocorrem em toda a cidade, e muitas ao ar livre. Um Natal completo, digno de filme!


Paris


Já conhecida como Cidade-Luz, Paris não poderia ficar de fora dessa lista. O Natal consegue deixar a cidade ainda mais iluminada, apesar do frio que o inverno traz, pontos muito conhecidos da cidade como a avenida Champs-Elysées e o Arc de Triomphe são paradas obrigatórias na época de fim de ano. Um ponto muito bonito também nessa época é a Disney Europeia localizada na cidade. Devido a neve - que não é vista nos parque de Orlando, Flórida - a magia do Natal fica ainda mais forte.

Saindo dos pontos turísticos e andando pela cidade, ruas e casas também são extremamente iluminadas e decoradas, e tem um bom motivo para isso, diversas competições de “casa ou rua mais iluminada” são organizadas, aumento e melhorando ainda mais o visual da cidade.

Gramado


Saindo um pouco das grandes capitais do mundo e vindo para o nosso Brasil, a cidade de Gramado localizada no interior do Rio Grande do Sul, é de longe a mais iluminada para o Natal. Além de ser muito bem iluminada, a cidade também é recheada com grandes e coloridas árvores natalinas cheia de acessórios.

Junto a essa incrível decoração, desfiles e shows acontecem diariamente e muitos deles são gratuitos. O tema natalino fica na cidade do começo de novembro até a terceira semana de janeiro.

Lapónia


Fazendo parte de não apenas uma cidade nem mesmo um país, mas sim quatro - Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia - , a região da Lapónia fica no norte da Escandinávia e não poderia fazer pouco no Natal, afinal, é a terra do bom velhinho Papai Noel. Dentro desses países uma cidade finlandesa proclamou a tradição para si, Rovaniemi, por lá as temperaturas média do ano todo é de 0,2 ºC e no inverno pode chegar a -40 ºC.

Mesmo com todo esse frio, a cidade é toda enfeitada para o Natal, com luzes, enfeites, árvores em todo canto. As famosas “cartinhas” para o Papai Noel realmente chegam por lá, vindas do mundo todo. Há renas espalhadas por toda a cidade e sendo tão ao norte do planeta, auroras boreais são “normais” nos céus.

Munique  


Fugindo um pouco do frio de -40 ºC, mas, ainda no inverno Europeu, chegamos em Munique. A capital da Baviera também é o principal destaque no Natal alemão. A mistura das antigas construções iluminadas com a neve, faz com que a cidade fique incrivelmente linda.

Um destaque também para as lindas apresentações dos corais, que são feitas nas sacadas dos prédios públicos. Sabemos também que o Natal é época de presentes, Munique não decepciona quando o assunto é comprar, mercados de Natal são montados nas ruas e nas praças. E vendem de tudo, os produtos que fazem mais sucesso são os ornamentos utilizados para decorações das casas e as comidas natalinas típicas, como amêndoas açucaradas, geleias e Glühwein - parecido com um vinho quente.

Zurique


Direto para uma das capitais mais chiques do mundo, Zurique a capital da Suíça é um prato cheia para quem ama o Natal. Repleta de uma decoração maravilhosa, as luzes natalinas nos antigos prédios da cidade trazem todo o charme para a cidade, árvores típica cheia de acessórios e claro neve, completam a linda decoração.

Zurique traz opções gastronômicas espetaculares, afinal, quem nunca ouvir falar do chocolate e queijos suíços.

Manila


Saindo um pouco do ocidente, chegamos em Manila, capital das Filipinas. Sendo o único país católico do sudeste asiático, as Filipinas começam com as comemorações natalinas logo em Setembro, que se estendem até Janeiro.

A iluminação é um show à parte, as luzes não são apenas colocadas nos pinheiros natalinos, mas sim em grandes árvores naturais, fazendo parecer cascatas de luz. São assim montadas as luzes para simbolizar e celebrar o nascimento do menino Jesus. As celebrações acontecem principalmente em ambientes públicos, com festas coletivas.

Quebec


Chegando em um dos melhores países para se viver, o Canadá nos espero com belas decorações, especificamente na cidade de Quebec. A neve cobre parte das ruas e dos telhados das construções vitorianas, na parte antiga da cidade, dando um charme especial. A cidade toda se ilumina para o Natal, prédios, casas, comércios são bem iluminados e ficam extremamente fotogênicos

Uma curiosidade muito legal do Natal em Quebec é por ele ser ecológico, o governo constrói todos os anos uma gigantesca árvore de natal apenas com materiais reciclados. Ela ganha luzes e enfeites do público e .chama muita a atenção tanto dos moradores locais quanto de visitantes.

Roma


Para finalizar pousamos em uma das capitais mais cristã do mundo moderno, Roma. O Natal é originalmente uma festa cristã, apesar de ter a raízes no paganismo e Roma comemora com muita fé e uma decoração de tirar o fôlego.

Assistir a Missa do Galo, celebrada pelo papa diretamente do Vaticano é um sonho para muita gente nascidos ou não Italia, em especial os católicos, com direito a canto gregoriano e todo o charme das antiga tradições. A Praça São Pedro fica perfeitamente iluminada e a árvore de Natal colocada bem no meio da praça. A árvore de 2014, tinha 25 metros de altura e 10 de largura. O presépio em tamanho real é outro grande atrativo. Todo ano é apresentado aos fiéis um exemplar diferente.

Conclusão


Natal é luz! Seja ela de velas ou da mais alto tecnologia sempre significou luz esta festa comemorada por tantos séculos. Hoje, as grandes capitais do mundo transformaram a iluminação em outro nível, com grandes espetáculos para nossos olhos.

Já dizia um pensador “Não acredite no que os outros dizem, vá ver” essas luzes merecem ser vistas ao vivo e cada cidade visitada com muito esmero, a garantia de ser a melhor viagem da sua vida é de 99,9%.

 

  • Tags:
  • estados unidos
  • canadá
  • irlanda
  • frança
  • brasil
  • alemanha
  • filipinas
  • itália
  • roma
  • manila
  • quebec
  • zurique
  • munique
  • finlandia
  • laponia
  • gramado
  • paris
  • nova iorque

#EuSouBTB

#
#
#
#